Periodontia

É a especialidade da odontologia que trata as doenças relacionadas à gengiva e osso que circundam os dentes.  Ou seja, gengiva e osso basicamente.

A periodontia tem como principal objetivo combater a gengivite e a periodontite. Normalmente a doença periodontal não causa dor, e a pessoa afetada pode nem saber que é portador da doença até que sua gengiva e osso estejam gravemente prejudicados. Por esse motivo é importante visitar o dentista com frequência.

Gengivite

A gengivite é relativamente fácil de tratar quando descoberta no inicio. O tratamento se inicia com uma avaliação feita pelo seu dentista para executar uma minuciosa profilaxia com a finalidade de remover o tártaro e a placa. A placa é o acúmulo de bactérias que se formam constantemente sobre os dentes e o tártaro é um deposito mineral rígido que recobre os dentes quando se concentra placa por um longo período.

Periodontite

Quando a gengivite não recebe tratamento, a infecção pode migrar das gengivas para os tecidos que sustentam os dentes, isto é, os ligamentos e o osso. A ausência de suporte faz com que os dentes fiquem moles e, em vários casos, terminem caindo, fato esse conhecido como periodontite. A periodontite é a doença que mais causa perda de dentes.

Com o acumulo de placas e tártaros na raiz dos dentes, inicia-se o processo de degradação dos tecidos que sustentam os dentes. A infecção gera o aparecimento de espaços entre a gengiva e o dente, que acaba acumulando essas placas e tártaros. A inflamação do tecido infectado gera inchaço, o que contribui e muito na retenção de placa bacteriana e formação de tártaro. Nos casos mais críticos pode ocorrer o crescimento de abscessos periodontais.

O tratamento da periodontite tem a finalidade de diminuir a inflamação, por meio da eliminação dos agentes infecciosos e também na eliminação dos espaços entre a gengiva e o dente. É indispensável a avaliação de saúde geral do paciente, porque algumas doenças podem estar ligadas a existência da periodontite.

Se você sofre com essas doenças, não perca tempo, agende uma avaliação. A avaliação é o primeiro passo para a solução do seu problema odontológico.

Siga-nos

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube