Cuidados importantes para saúde bucal e principais doenças

  • 0

Cuidados importantes para saúde bucal e principais doenças

A doença periodontal

A primeira fase da doença periodontal é chamada de gengivite, única fase reversível. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para uma forma mais grave, chamada, periodontite. A doença periodontal pode ser silenciosa, não apresentar sinais. Essa é uma razão pela qual exames dentários regulares e exames periodontais são tão importantes. O método de tratamento dependerá do tipo de doença e até em que condição tenha progredido. Uma boa higiene oral em casa é essencial para ajudar a evitar a doença periodontal e também evita recorrência ou que a doença periodontal evolua para uma fase mais grave. Escovar os dentes duas vezes por dia, usar fio dental, comer uma dieta equilibrada, e agendar visitas regulares ao dentista são hábitos fundamentais para uma vida de sorrisos mais saudáveis.

A falta de dentes

No caso da ausência de um ou mais dentes, há motivos de sobra para corrigir o problema. A falta de um dente deixa um grande espaço entre os dentes adjacentes, podendo afetar como você fala ou come. Mesmo que isso não seja perceptível, a falta de um molar pode afetar a forma como você mastiga. Dentes remanescentes podem deslocar-se e, em alguns casos, a perda óssea pode ocorrer em torno do dente ausente.

Aqui estão algumas opções para substituir um ou mais dentes perdidos. Converse com seu dentista sobre qual é a melhor opção para você:

  • Pontes

    . Ancorado nos dentes adjacentes, estes podem ser removíveis ou fixas, dependendo de sua boca, a recomendação do seu dentista e suas necessidades.

  • Dentaduras

    . Uma opção se você perdeu todos ou a maioria de seus dentes.

  • Implantes

    . Mais semelhante a um dente natural.

Sensibilidade

Se os alimentos quentes ou frios fazem você estremecer, você pode ter um problema dental comum – dentes sensíveis. Sensibilidade nos dentes pode acontecer por vários motivos, incluindo:

  • Cáries

  • Dentes fraturados

  • Doenças da gengiva

  • Esmalte do dente desgastado

  • Raiz do dente exposta

Seu dentista pode recomendar creme dental dessensibilizante ou um tratamento alternativo com base na causa de sua sensibilidade. Higiene bucal adequada é a chave para prevenir a sensibilidade. Se você tiver alguma dúvida, peça ao seu dentista, orientações de como deve ser sua rotina diária de higiene bucal.

Câncer de orofaringe

Câncer de orofaringe pode afetar qualquer área da cavidade orofaríngea, incluindo os lábios, tecido gengival, língua e garganta. Que muitas vezes começa como uma pequena mancha, geralmente despercebida, branca ou vermelha, ferida ou inchaço em qualquer lugar da boca ou da garganta.
Visitas regulares ao seu dentista podem melhorar as chances de detectar o câncer precocemente, podendo ser tratado com mais facilidade.

Certifique-se de dizer ao seu dentista sobre quaisquer problemas que você tem ao mastigar, engolir, falar, mover a língua ou mandíbula. Check-ups dentários regulares, incluindo um exame da boca inteira, são essenciais na detecção precoce de condições cancerosas e pré-cancerosas.

Agende uma avaliação odontológica


Comentário