Fatores que podem afetar o tratamento com Implantes Dentários

  • 2

Fatores que podem afetar o tratamento com Implantes Dentários

Você sabe o que pode comprometer seu tratamento com implante dentário? Continue lendo e descubra o que pode causar o fracasso do tratamento.

Como qualquer procedimento cirúrgico, os implantes dentais têm suas contraindicações e podem ter também suas complicações.

Atente-se às questões a seguir

Tabagismo

A complicação mais comum associada ao implante dentário é o problema com a ósseo-integração, ou seja, a cicatrização do osso em volta ao implante, e isso muitas vezes leva à falha do implante. Esta complicação se torna ainda pior se o paciente que se submete à cirurgia for fumante.

A nicotina presente no tabaco tem um efeito negativo sobre o fluxo sanguíneo que dificulta a cicatrização óssea após a cirurgia. É por isso que os fumantes são mais vulneráveis a desenvolver várias complicações incluindo peri-implantite, ou seja, inflamação dos tecidos ao redor do implante dentário.

Há também um risco maior de perda óssea após a cirurgia em fumantes do que em pessoas que não fumam. A doença periodontal ou gengivite (inflamação das gengivas) é mais comumente vista em fumantes. O dentista deve certificar-se que os pacientes que se submetem a cirurgia de implante não fumem no período de cicatrização, caso contrário, estas complicações podem ocorrer e farão com que o implante falhe.
Além disso, o fumo inibe a ação dos antibióticos usados no tratamento. Fumantes também têm um risco aumentado de desenvolver câncer bucal

Doenças

A saúde geral do paciente é muito importante e deve ser considerada. Os pacientes que sofrem de diabetes grave ou osteoporose, por exemplo, podem ter seu tratamento afetado. A qualidade (tamanho e densidade) da mandíbula pode ser comprometida e isso pode influenciar negativamente o processo de cicatrização. Mas atenção, diabéticos, hipertensos e até cardíacos podem receber o tratamento desde que essas doenças estejam controladas.

Idade

O tratamento com implantes dentários não é indicado para indivíduos em crescimento. Em linhas gerais, menores de 18 anos não podem receber o tratamento por não terem atingido a maturidade óssea. No entanto, não há limite de idade inferior, cada paciente deve ter seu planejamento de tratamento individualizado. Ou seja, se você é menor de idade e precisa repor um dente com implante dentário, visite seu dentista, converse sobre e peça a ele que solicite um raio-x carpal para avaliar se você pode receber o tratamento.

Independentemente de você ter ou não algum dos problemas acima, ou mesmo não ter problema algum destes expostos aqui, o ideal é buscar a opinião do seu dentista.

Conte sempre conosco. Agende sua avaliação.


2 Comments

Flávio

dezembro 12, 2017at 7:40 pm

Boa saber

    administrador

    dezembro 12, 2017at 7:41 pm

    Bom saber que gostou também, Sr. Flávio.

    Obrigado pela visita

Comentário