Bruxismo │ Tratamento com botox

  • 3

Bruxismo │ Tratamento com botox

Você sofre com dores de cabeça que surgem do nada? Então leia até o fim e entenda mais sobre um mal que atinge 15% da população Brasileira.
O Bruxismo ou briquismo é uma mania parafuncional que leva a pessoa a ranger os dentes de maneira rítmica enquanto dorme, ou de maneira menos prejudicial no decorrer do dia. O bruxismo acomete pessoas de todas as idades e normalmente esta ligada ao estresse. Cerca de 15% das pessoas passam por esse problema, que pode gerar desgastes nos dentes e consequentemente dores de cabeça e problemas nas articulações temporomandibulares.

Sinais e sintomas

O bruxismo pode causar resultados catastróficos no sistema estomatognático, podendo fazer a pessoa criar vícios posturais e problemas psicológicos em um estágio mais adiantado tornando-se frequente. Com relação aos sintomas, a dor nem sempre esta ligada à principal reclamação da pessoa afetada. O desgaste da estrutura dental, geralmente é o aviso principal para a presença do bruxismo. O incomodo de pessoas próximas também pode chamar atenção para o problema, pois é possível escutar o ranger de dentes durante a noite de sono. Em alguns casos a dor pode se mostrar em varias estruturas do sistema estomatogmático como músculo, articulação temporomandibular ou até mesmo nos próprios dentes.

Bruxismo noturno

 

O bruxismo noturno envolve uma movimentação rítmica similar a da mastigação, com períodos longos de contrações dos músculos mandibulares, podendo ser o motivo da dor e do cansaço muscular. A forma incorreta de alinhar os dentes e o fechamento impróprio da boca costuma estar presente em boa parte das situações. O bruxismo pode afetar pessoas de qualquer idade, pois não tem relação direta com a faixa etária. As mulheres são mais afetadas nos casos de bruxismo diurno, já no noturno a incidência é igual tanto para homens quanto para mulheres.

Bruxismo diurno

 

Caracterizado por um movimento semivoluntário da mandíbula de pressionar os dentes sempre que a pessoa está acordada, no qual normalmente o ranger dos dentes está associado a um costume ou cacoete, contrário ao bruxismo noturno que acontece de maneira inconsciente, quando a pessoa esta dormindo. No entanto, é essencial destacar que o portador de bruxismo sendo ele diurno ou noturno, deve se consultar frequentemente com um dentista para prevenir maiores problemas, uma vez que a cura para essa doença é desconhecida.

Tratamento

 

O dentista é o profissional adequado para fazer o diagnostico e indicar o tratamento. A dor muscular causada pelo bruxismo pode ser tratada com fisioterapeutas e também fonoaudiólogos que podem auxiliar na identificação do problema.

A primeira coisa a ser feita é confirmar o problema e procurar suas origens no cotidiano. O tratamento mais utilizado no momento para amenizar os sintomas da articulação temporomandibular ligada ao bruxismo é o uso de placas interoclusais. A utilização dessas placas diminui a ação dos músculos no decorrer da noite e preservam os dentes dos desgastes causados pelo costume. A prática de esportes e exercícios físicos pode se de grande ajuda para reduzir a tensão psicológica.

Tratamento do bruxismo com botox

A utilização do botox para o tratamento de bruxismo já é uma alternativa segura. O botox é bem conhecido na utilização de tratamentos estéticos, mas tem ganhado cada vez mais espaço nos tratamentos de sorriso gengival e para reduzir dores que podem ser originadas pela contração dos dentes, amenizando a dor de cabeça e causando um relaxamento facial.

Se você sofre com alguns dos sintomas do bruxismo, não perca tempo e agende sua avaliação com um especialista.
A avaliação é o primeiro passo para solução que você procura.