Prótese dentária

As próteses dentárias são um meio artificial de reposição dos dentes naturais que se perderam por algum motivo. Feitas de resina e acrílico ou de plásticos especiais e com partes metálicas em algumas ocasiões. E são confeccionadas de forma a serem semelhantes aos dentes naturais.

A perda de um único dente pode desestabiliza o conjunto e os dentes podem se movimentar prejudicando a mastigação e a estética.

Ou seja, os dentes perdidos precisam ser necessariamente trocados o mais rápido possível para evitar problema no sistema mastigatório e manter o sorriso com aparência mais agradável.

Existem, basicamente, duas opções de prótese dentária, a prótese fixa e a prótese removível. A prótese fixa é encaixada ou fixada em dentes naturais ou em implantes, já na removível o paciente pode retirar e colocar a prótese quando quiser.

As próteses podem ser usadas para preencher a falta de um ou mais dentes, podendo chegar ao ponto de substituir toda uma arcada dentária.

Cada caso deve ter seu próprio planejamento, existem diversos tipos de próteses possíveis, cada uma indicada para casos específicos.

Indicação da prótese dentária

O tratamento geralmente é iniciado por uma avaliação do seu dentista que irá identificar o método mais indicado para seu caso, a partir daí, fará um modelo dos seus maxilares e a partir deste modelo, o dentista ou protético confecciona a prótese especificamente para o paciente em questão.

Depois da prótese instalada é fundamental que continue se consultando com o seu dentista regularmente para obter uma saúde bucal apropriada.

Essas visitas ao dentista são muito importantes também para que o profissional acompanhe e verifique se sua prótese encontra-se adaptada e se você está desfrutando do conforto funcional e social que a prótese deve trazer ao paciente desdentado.

O período inicial de adaptação pode ser desconfortável, e exige um pouco de dedicação do paciente nessa fase. Sem duvidas que o incomodo e o prejuízo da falta de dentes é muito maior e o paciente terá que considerar isso.

A escolha de cada tipo de prótese dentaria depende, primordialmente, das perspectivas clinicas.

Se você perdeu um ou mais dentes, agende uma avaliação odontológica. Esse é o primeiro passo para a solução do seu problema bucal.